Tratamentos Corporais

Beautiful young woman receiving a massage

A Corrente Russa é uma forma de eletroterapia (terapia com impulsos elétricos), associada a movimentos musculares, desenvolvida pelo russo Yakov Kots nos anos 80. A corrente elétrica utilizada é assimétrica, de baixa freqüência, baixa voltagem e pequena intensidade. O estímulo elétrico da Corrente Russa é aplicado por 10 segundos, seguido por intervalo de 50 segundos, com um tempo de tratamento recomendado de 10 minutos por sessão de estimulação elétrica.

O argumento de Yakov Kots para o uso de estimulação elétrica em conjunto com exercícios voluntários é que os programas comuns de atividade física constroem volume e força muscular ou resistência física, porém ignoram o papel da habilidade e coordenação motora na performance atlética.

Já a estimulação elétrica recrutaria fibras de contração rápida, unidades motoras rapidamente fatigáveis associadas a movimentos rápidos, coordenação motora precisa e graciosidade do movimento, e também as fibras de contração lenta de maior capacidade para gerar energia aerobicamente.

Ao contrário da ginástica passiva, na Corrente Russa existe a participação direta da pessoa. Desta forma, com a combinação de exercícios e estimulação elétrica da Corrente Russa, poderia-se obter mais vantagens.

Embora seja comprovado que a Corrente Russa estimula fibras de rápida contração, é questionado até que ponto isso ajudaria na precisão do controle motor e graciosidade do movimento.

MASSAGEM RELAXANTE E TERAPEUTICA

A massagem terapêutica é um conjunto de técnicas de massoterapia, que baseia-se na aplicação de pressão em pontos específicos do corpo humano de forma a eliminar a fadiga, criando sensações agradáveis e estimulando as defesas do organismo.

Os massagistas utilizam as mãos para encontrar e tratar de problemas nos músculos, ligamentos e tendões. Essa técnica também é utilizada para tratamento de pessoas que já tiveram ataques cardíacos e é ideal para aliviar o stress e pode até ajudar no tratamento de doentes mentais.

Os efeitos da massagem se dão em várias partes do corpo, principalmente nos tecidos. E ainda se diferenciam de acordo com a intensidade da massagem, se for rápida têm efeito estimulante, circulatório e desintoxicante. Se for lenta têm efeito calmante e relaxante. Ela também atua em todo o corpo auxiliando na renovação celular e ajudando na circulação e irrigação dos órgãos e tecidos.

Benefícios

– A massagem pode agir sobre a circulação, primeiramente pelo efeito mecânico auxiliando a circulação e posteriormente pelo reflexo da contração das fibras musculares lisas que mantém a tonicidade dos vasos sangüíneos.

– A massagem desobstrui os poros da pele, pois, remove a sua camada superficial, e ainda tem uma ação calmante tornando a pele mais fina e elástica.

– Quando feita no abdômen ela tem como efeito a concentração dos elementos formadores da urina, assim eliminando as substâncias tóxicas.

– Já no sistema nervoso a massagem tem vários benefícios dependendo da maneira que é feita, pode ser sedativa e calmante mas também estimulante excitando nervos sensoriais e motores.

– Pode ser também feita para aumentar a absorção e eliminação de gorduras

É importante frisar que a massagem terapêutica não deve ser feita por qualquer pessoa e sim um profissional com vasta experiência no campo e conhecedor da anatomia humana. Porque uma massagem feita corretamente traz benefícios ao corpo, mas uma feita de qualquer maneira acaba tendo conseqüência desagradáveis.

ESFOLIAÇÃO CORPORAL COM NUTRIÇÃO E HIDRATAÇÃO

O hábito de esfoliar o corpo é milenar e proporciona inúmeros benefícios físicos e de relaxamento. Remove suavemente as células mortas, impurezas que obstruem poros e é um estimulante da micro-circulação da pele.

A esfoliação do corpo é muito utilizada nos tratamentos para estimular a pele, eliminar suas toxinas e impurezas e desobstruir os canais energéticos.

Usamos produtos ativos, hidratantes e tonificantes, que aceleram o processo de regeneração celular , que atuam através do aumento da síntese do colágeno, propiciando firmeza e elasticidade à pele.
Renovando a aparência, devolvendo o brilho e a maciez. Atua também como descongestionante e calmante, após a esfoliação.

O ideal é realizar a operação uma vez a cada 15 dias. Como a renovação celular ocorre a cada 45 dias, a esfoliação não deve ser feita com mais freqüência do que isso, pois pode retirar as células superficiais sem que as outras estejam maduras.

THERMOLIPO – AUMENTO DO METABOLISMO LOCAL

É um tratamento que utiliza-se de um aparelho em forma de manta, capaz de gerar calor através de raios infravermelhos longos, favorecendo a queima de gordura.
Benefícios gerais.

• Relaxamento muscular e de outras estruturas superficiais
• Vasodilatação cutânea
• Aumento do fluxo sanguíneo superficial
• Aumento da permeabilidade capilar superficial
• Aumento das reações metabólicas
• Sudorese

Com esse aumento do metabolismo, a Thermolipo causa uma modelagem corporal, aumento da eliminação de gordura, melhora na drenagem linfática e melhora na aparência no tecido cutâneo.
Usamos esse tratamento para tratar gordura localizada em áreas grandes. E para se obter melhores resultados sempre realizamos esse equipamento em conjunto com outras técnicas.

ENDERMOLOGIA – TRATAMENTO DA CELULITE

A Endermologia, baseada em princípios fisiológicos, reduz a retenção de água, favorecendo o funcionamento dos sistemas venoso e linfático e é capaz de moldar o corpo e reduzir volume potencializando a lipólise (quebra das partículas de gordura) nos níveis mais profundos de gordura. Quanto ao nível epidérmico, realiza uma esfoliação que elimina as células mortas e devolve à pele o seu brilho natural. Por esses motivos, Endermologie é a resposta aos principais problemas estéticos da mulher, podendo ser adaptada a casos concretos. Se utilizada num regime de emagrecimento, tanto de homens como de mulheres, otimiza os resultados graças à ação mecânica exercida sobre as gorduras mais profundas das zonas afetadas pela celulite, ao estimular as funções de eliminação do próprio organismo e tonificar a pele no momento em que ela mais necessita. No que se refere à cirurgias, a Endermologie é útil para preparar e suavizar o tecido conjuntivo subcutâneo antes da intervenção. Ele ataca a celulite agindo sobre os tecidos hipodérmicos, as trocas intercelulares, estimulando a vascularização e a eliminação das toxinas e mobilizando o “gel conjuntivo”, devolvendo toda a sua suavidade.

Também é utilizada para melhorar os resultados depois das cirurgias. Por exemplo, após uma liposucção, ajuda no tratamento preventivo da formação de edemas e esquimose residual a atacar a celulite, corrigindo possíveis assimetrias e fazendo o tratamento chegar àquelas zonas que, de outra maneira, não poderiam ser beneficiadas pela intervenção.

A Endermologia realiza uma verdadeira ginástica na pele, mobilizando as células adiposas e restaurando a microcirculação. Os intercâmbios circulatórios são estimulados, ocorrendo um aumento do retorno venoso e da drenagem linfática. O metabolismo se normaliza e as fibras elásticas recuperam seu estado normal. Revitalizada, a pele recupera seu aspecto liso e suave.

A técnica da Endermologia é efetuada com um aparelho de alta tecnologia que enrola e desenrola a prega cutânea permitindo melhorar o sistema veno-linfático. Graças a esta ginástica cutânea que reestrutura o tecido conjuntivo, estimula a circulação sanguínea e linfática e facilita a eliminação de toxinas, a Endormelogia permite desencadear um processo natural de eliminação das sobrecargas adiposas.

O tratamento é usado também no complemento na lipoescultura (antes e depois), nas alterações venosas, linfáticas, fibroses e aderências pós-cirúrgica ou traumáticas.Os primeiros resultados aparecem depois de 15 a 20 sessões, com 35 minutos cada sessão e duas vezes por semana. Graças à sua ação relaxante e calmante, a Endermologia é um excelente tratamento contra o estresse.

Corpo mais esbelto com uma pele firme e lisa são os efeitos alcançados pelo tratamento da celulite. Além disso, o tratamento é totalmente natural, não invasivo, relaxante e proporciona bem-estar. Trata unicamente de restabelecer e ativar as funções do organismo. A endermologia adapta-se perfeitamente a nova filosofia curativa que dá prioridade às soluções naturais.

Indicação : celulite, gordura localizada e flacidez.

Como são as sessões É usada uma malha sobre pele onde são realizado os movimentos.

Mínimo de seções 10 seções.

O dia seguinte: Normal, sem nenhuma restrição.

Contra-indicação: Gravidez.

Após 20 a 30 sessões, promove uma melhora importante na pele acometida pela celulite. A maioria das pacientes relata esse resultado positivo e demonstra grande satisfação e confiança no método, dando continuidade ao tratamento em sessões de manutenção, o que é muito importante para manter os resultados, afinal, nenhum tratamento resiste à falta de uma rotina de manutenção. O correto manuseio do aparelho só deve ser feita por experitentes fisioterapeutas e esteticistas o que além de proporcionar resultados espetaculares, além de ser um importante complemento à lipoaspiração.

Atividade no combate à retenção de água: Remove obstáculos (criados pela celulite). Pressionando, tonifica a pele ativando a circulação. A ação dos rolos e o trabalho dos movimentos ritmados trabalham para liberar água e descongestionar a pele.

Ação anti-“aparência de casca de laranja”: Estimula as trocas metabólicas (neutralizadas pela celulite). A camada pressionada pelo volume das células de gordura, começa a “desamassar” por causa da ação dos rolos e do estímulo dos movimentos ritmados. Eles começam a ficar mais flexíveis e passam a não reter mais a circulação e consequentemente a pele começa a melhorar a aparência e se toma mais suave.

Ação anti-gordura localizada: Melhora da tonicidade da pele (ondeada pela ação da celulite). Ao mesmo tempo, as células de gordura são reacomodadas saindo as situação de ‘asfixia”: O volume de células de gordura cai e os tecidos deformados recuperam sua forma original.

ULTRA SOM – TRATAMENTO DE FIBROSES

O ultra-som é um dos recursos terapêuticos mais utilizados pelos fisioterapeutas para o tratamento das mais diversas disfunções. Originalmente, o ultra-som foi produzido através de um cristal de quartzo vibrante submetido a uma corrente de alta freqüência. Hoje, são utilizados cristais cerâmicos sintéticos. A vibração dos cristais aciona as partículas do meio, produzindo ondas por compressão e descompressão. As ondas ultra-sônicas ao penetrarem no tecido provocam uma vibração a nível celular (micromassagem), acelerando a velocidade de difusão de íons através da membrana celular. Com isto, tem-se um aumento da permeabilidade da membrana, e uma aceleração dos processos osmóticos. Promove aumento da extensibilidade de estruturas colágenas, aliviando a dor e diminuindo a rigidez articular. O ultra-som terapêutico caracteriza-se por apresentar uma freqüência de 1 ou 3 MHz. O controle da freqüência proporciona ao terapeuta o controle da profundidade a ser atingida pela energia. O ultra-som de 1 MHz tem sido utilizado para aquecer estruturas mais profundas enquanto o ultra-som de 3 MHz tem sido utilizado para aquecer estruturas superficiais.

EFEITOS

Regeneração tissular e reparação dos tecidos moles (efeito fibrinilítico);

Neovascularização com conseqüente aumento da circulação, rearranjo e aumento da extensibilidade das fibras colágenas;

Redução de espasmos musculares;

Aumento da circulação sanguínea;

Resolução de processos inflamatórios crônicos;

Fonoforese: habilidade do ultra-som em incrementar a penetração de fármacos específicos através da pele. Pode ser associado a substâncias lipolíticas como a cafeína, sendo valioso recurso terapêutico para o combate à gordura localizada.

INDICAÇÕES

Disfunções osteomioarticulares (luxações, fraturas, contraturas, espasmos musculares);

Condições inflamatórias agudas e crônicas;

Pós-operatório de cirurgias plásticas (O aumento da permeabilidade das membranas celulares associado com o estímulo circulatório favorece os intercâmbios celulares e a reabsorção de líquidos e resíduos metabólicos);

Gordura localizada (Fonoforese);

Fibro edema gelóide;

CONTRA-INDICAÇÕES

Aplicação direta sobre áreas isquêmicas, tromboflebites e varizes;

Aplicação direta sobre endopróteses e implantes metálicos;

Aplicação direta sobre útero gravídico, gônadas, área cardíaca, olhos e placas epifisárias;

Neoplasias;

Hemofilia.

GALVANOPUNTURA

A estria é definida por uma atrofia da pele adquirida, secura, menor elasticidade e rarefação dos pêlos. O porquê do aparecimento da estria pode ser por alguns fatores: problema endocrinológico é o principal.

Clinicamente, as estrias podem ser descritas como uma tira, banda ou linha, na qual a mudança na cor e textura, com depressão ou elevação do tecido na qual ela é encontrada. No início são rosadas, denominadas de estrias rubras, sem depressões significativas, mas com o passar do tempo tornam-se pálidas com depressão e enrugadas.

Trata-se de uma técnica que associa os benefícios da corrente galvânica, como uma estimulação sensorial, hiperemia capilar, aumento da circulação, nutrição da área e aceleração do processo de cicatrização, aos efeitos dos processos inflamatórios induzido pela punção da agulha, que será também o meio pela qual a corrente penetrará na pele, no local da estria.

A galvanopuntura repara o tecido aumentando a quantidade de colágeno e elastina, reorganizando-os, além de aumentar a circulação na região da estria, melhorando a sensibilidade local, refletindo-se numa melhor qualidade do tecido e conseqüente melhora na aparência estética da região tratada.