Laser de Cicatrização

O laser de baixa potência (AsGa) interage com os tecidos possibilitando vários efeitos benéficos , dentre eles a cicatrização de tecidos. Atualmente tem uso clínico comprovado por muito estudos.

A laserterapia de baixa intensidade (LBP) é um termo genérico que define a aplicação terapêutica de lasers e diodos superluminosos monocromáticos com potência relativamente baixa (< 500 mW) para o tratamento de doenças e lesões utilizando dosagens (< 35 J/cm2) consideradas baixas demais para efetuar qualquer aquecimento detectável nos tecidos irradiados.

No processo de cicatrização tecidual, as falhas de reparação mais importantes são as que ocorrem nos estágios iniciais, levando a acentuação de edema, reduzida proliferação vascular e diminuição dos elementos celulares, tais como: leucócitos, macrófagos e fibroblastos. Conseqüentemente, ocorrendo baixa síntese de colágeno e aumento do risco de infecção. Tendo em vista estes agravamentos, estudos norteiam-se na busca de novos métodos terapêuticos que possam solucionar, ou ainda, minimizar, as falhas no processo de reparação tecidual. Entre tais métodos a terapia com Laser de Baixa Potência (LBP) tem ocupado lugar de destaque. Seu êxito deve-se as particularidades de respostas que induz nos tecidos, como redução de edema, diminuição do processo inflamatório, aumento da fagocitose, aumento da síntese de colágeno e epitelização.

Diversas situações patológicas se usa o laser como: úlceras de decúbito, feridas ocasionadas por Herpes, cicatrização tendões, cicatrizes pós-cirurgicas, deiscências de cicatrizes.

A cicatrização é o principal efeito da interação tecido- laser possibilitando incremento à produção de ATP, o que proporciona um aumento da velocidade mitótica das células, estimulando a microcirculação que aumenta o aporte de elementos nutricionais associado ao aumento da velocidade mitótica, facilitando a multiplicidade das células, assim, ocorre o efeito de neovascularização a partir dos vasos já existentes gerando melhores condições para a cicatrização rápida.

Dentre algumas opções terapêuticas encontra-se a utilização do LPB no tratamento do herpes labial. Este representa uma das viroses mais freqüentes acometendo a cavidade bucal, também diagnosticada em pacientes imunocomprometidos tais como os portadores da imunodeficiência humana, transplantados e aqueles submetidos a tratamento quimioterápico. As lesões geralmente são vesiculares e estas coalescem e ulceram sobre uma base eritematosa formando uma crosta serosa e cicatrizam nas semanas seguintes.

A cicatrização rápida dessas condições patológicas permite que a fisioterapia atue precocemente possibilitando que esses pacientes reabilitem-se sem dor e mais funcional.

Principais ações do Laser de diodo de baixa potência:

Ação analgésica e antiinflamatória

Ação na regeneração nervosa

Ação na cicatrização de feridas

Ação na cicatrização do tecido ósseo

Lesões na mucosa bucal

Herpes