Cirurgia da Mão

Cirurgia plástica

Cirurgia da Mão

Cirurgia da Mão

CIRURGIA & MICROCIRURGIA NAS MÃOS

A mão é uma estrutura anatômica essencial para a integração do homem com o meio em que ele vive. Ela tanto capta informações como executa funções que, dependendo das circunstâncias, podem ser vitais para sua sobrevivência. Note a forma harmônica na mão, pela qual 19 ossos, 17 articulações, 19 músculos e aproximadamente o mesmo número de tendões, ativados por músculos do antebraço, executam movimentos e funções requintados.

Os médicos que se especializaram em cirurgia da mão foram tocados por esta complexa beleza, e se apaixonaram também pela importância e representatividade das mãos. Por aquilo que ela significa na vida de uma pessoa. Por isto, para se titulassem como cirurgião da mão, estes médicos tiveram que estudar durante anos após a sua formação generalista, e ainda se submeterem a uma avaliação rigorosa perante a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, que lhe exigiu alto grau de conhecimento.

Microcirurgia na mão

As microcirurgias nas mãos são procedimentos realizados sobre estruturas de calibre muito reduzidos e que para serem abordadas são necessários aparelhos ópticos de magnificação, instrumental e material de microcirurgia, além de uma equipe especialmente treinada. Dentre as microcirurgias freqüentemente realizadas no membro superior está a de nervos periféricos, que são cirurgias delicadas e de alto grau de requinte técnico. A neuropatia periférica é o comprometimento de um ou mais nervo periférico. Ela pode decorrer de um trauma, de uma doença própria do nervo ou de uma doença sistêmica que compromete o nervo, como o diabetes, o reumatismo e as infecções.

Os sinais e sintomas mais frequentes da neuropatia periférica são a dor, alteração de sensibilidade, modificação do trofismo da pele ou da musculatura por ele inervados, a diminuição ou perda da força emotricidade, e a limitação funcional. O cirurgião da mão é um dos especialistas que habitualmente reúne condições e qualificação para interpretar e conduzir as patologias microcirúrgicas, dentre as quais se incluem as dos nervos periféricos.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.