Gestacional

Gestacional

A gestação é um fenômeno fisiológico que acarreta uma série de modificações no organismo materno, com a finalidade de garantir o crescimento fetal, proteger o organismo materno e ainda, possibilitar a recuperação da puérpera e nutrição do recém-nascido.

Essas modificações se fazem videntes nos aparelhos cardiocirculatório, digestivo, respiratório, ósteo-articular, além de alterações metabólicas, endócrinas, hematológicas e mamárias. Todas essas transformações aumentam o risco de estrias, celulite, edemas, varizes, manchas, acne e aumento exagerado de peso, podendo então afetar a aparência da gestante. A gestante tende a ter instabilidade emocional, sendo que somado as alterações dermato-funcionais, há um risco de apresentarem baixa auto-estima, o que afetaria de forma negativa a gestação. Atualmente, sabe-se que as gestantes podem realizar tratamentos estéticos, que juntamente com recomendações nutricionais e atividade física, auxiliam a manter uma boa aparência e saúde durante os nove meses.

Pensando nisso, a Fisioterapia começou sua atuação na gestação visando promover a saúde física e emocional da gestante reconhecendo e tratando alterações durante todo o período gestacional. A Fisioterapia também é uma grande aliada para facilitar o parto evitando complicações.

Com o passar dos meses, o corpo da mulher passa por grandes esforços para adaptar o embrião na placenta em desenvolvimento. A taxa metabólica aumenta juntamente com a frequência cardíaca, as fibras musculares do útero de distendem comprimindo a bexiga e empurrando o diafragma (principal músculo da respiração), o peso das mamas aumenta e a mulher vai alterando seu centro de equilíbrio.

Com a prática de exercícios fisioterapêuticos a gestante se beneficiará com a melhora da circulação sanguínea, melhora do trânsito intestinal, melhora da tonificação muscular e do equilíbrio, melhora da flexibilidade, diminuição da tensão/ansiedade de dores e cansaço, melhora da autoestima, regularização da respiração, diminuição da pressão arterial, aumento da diurese e melhora do sono.

Procure um serviço fisioterapêutico adequado para promoção de sua saúde e do seu bebê.
O objetivo do tratamento é prevenir quaisquer tipos de dores, alterações no assoalho pélvico (músculos localizados na região inferior do púbis), melhorar o controle respiratório facilitando o trabalho de parto, diminuir a ansiedade, diminuir o stress e proporcionar um parto mais participativo e humanizado. A Fisioterapia conscientiza a grávida sobre suas alterações fisiológicas (alterações normais do corpo) orientando a postura mais adequada durante suas atividades diárias e amamentação, sendo realizada em gestantes de baixo risco e com acompanhamento médico.

O tratamento é indicado a partir do terceiro mês de gestação e pode ir até o último. São realizados trabalhos de postura, exercícios perineais, treino respiratório, alongamentos e fortalecimentos de músculos específicos, conscientização corporal, drenagem linfática manual, relaxamento muscular e exercícios para a região do abdome, períneo e pelve.