Cirurgia plástica

Rinoplastia Fechada

A endo-rinoplastia, também conhecida como rinoplastia fechada, é uma cirurgia realizada com incisões no nariz. Quando as cirurgias são feitas tanto dentro como fora do nariz, é chamada de exo-rinoplastia, ou aberta. Para ambas as cirurgias, as incisões são basicamente as mesmas. Elas são feitas dentro do nariz, e, apesar de serem mais difíceis que as exo-rinoplastias, a cirurgia fechada permite mais possibilidade para mudar o formato do nariz.

Pessoas com pontas pequenas, narizes pequenos com pontas diferentes, mas não tortas são bons candidatos para a endo-rinoplastia. Aqueles que têm narizes com pontas longas, narizes maiores com pontas inclinadas, narizes tortos (geralmente devido a ossos quebrados) e aqueles com nódulos grandes na ponte do nariz são bons candidatos para a endo-rinoplastia e devem optar pela exo-rinoplastia. Apenas imperfeições mínimas devem ser corrigidas com a rinoplastia fechada.

Antes da cirurgia, aspirina e produtos que contenham aspirina devem ser evitados. Eles afinam o sangue e aumentam o risco de hemorragias pós-operatórias. Suplementos de vitaminas que promovem a cura mais rapidamente devem ser tomados pelo menos uma semana antes da cirurgia. Conte ao seu médico se tiver uma gripe antes da cirurgia, já que isso pode causar complicações. Preparar compressas frias e colocar na geladeira antes da cirurgia é uma boa ideia, já que depois será um pouco mais complicado. Compre alimentos leves. Limpe o rosto com um sabão antibacteriano na noite antes da cirurgia e no dia do procedimento para evitar que germes causem uma infecção na pele. Evite comer no dia da cirurgia e tente dormir por pelo menos 7 horas.

Depois de uma endo-rinoplastia, a pessoa irá notar uma simetria no rosto. Qualquer mudança mínima do nariz pode dar mais simetria à aparência. O tamanho do nariz, seja aumentado ou diminuído, também será uma mudança visível. Geralmente, isso colabora com a auto-confiança do indivíduo. Ás vezes, cirurgias assim são realizadas por questões de saúde, para aliviar dificuldades respiratórias.

Rinoplastia Fechada
Quanto tempo demora a cirurgia?
A cirurgia demora de 2 a 4 horas dependendo da complexidade de cada caso.

O pós operatório é muito dorido?
Raramente. A rinoplastia apresenta pós-operatório geralmente confortável. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é usualmente combatida com analgésicos, comuns.

Com quantos anos ja posso fazer uma rinoplastia?
Dependendo do caso, em mulheres à partir de 16 anos. No homem, por apresentar um desenvolvimento do nariz mais tardio, recomenda-se esperar até os 18 anos pelo menos.

Qual a diferença entre cirurgia aberta e fechada?
Na rinoplastia aberta, uma incisão é feita na frente do nariz, na columela. A pele é levantada para uma exposição completa das estruturas nasais. Uma cicatriz externa no nariz será permanente, mas discreta. Na rinoplastia fechada, todas as incisões são feitas dentro do nariz, e assim evita-se cicatrizes externas. Neste caso, a visualização das estruturas fica limitada, e a cirurgia mais difícil, mas um cirurgião experiente consegue fazer todas as alterações necessárias por dentro do nariz.

Para que serve o curativo externo e quanto tempo se utiliza?
O curativo externo é removido de 7 a 10 dias após a cirurgia. Em alguns casos, o paciente deve manter uma pequena esparadrapagem sobre o nariz para dormir na segunda semana. Este curativo é importante para manter o nariz alinhado, os ossos e cartilagens posicionados e funciona como uma “meia elástica”, segurando crescimento do inchaço nos primeiros dias após a cirurgia.

Usa tampão nasal?
Com as técnicas desenvolvidas e utilizadas pelo Dr. Gustavo Gosling, conseguimos fazer menos incisões, causar menos trauma e fazer acessos menos agressivos. Assim, diminuimos a chance de um sangramento importante, não tendo a necessidade do uso de tampões. Apenas em casos raros (1% dos casos), com sangramento fora do normal, esses tampões serão utilizados nas primeiras 24 horas.

O não uso de tampões nasais significa que terei uma respiração normal depois da cirurgia?
A ausência de tampões nasais garantem ao paciente um pós operatório muito mais confortável e com menos sofrimento. Mesmo assim, a formação de crostas, coagulos e o inchaço interno acabam obstruindo o nariz, em maior ou menor intensidade. Lavagens e gotas nasais podem ajudar, melhorando a obstrução.

Tem que tirar pontos?
Todos os pontos internos são absorvíves e não precisam ser removidos. Apenas em casos em que incisões externas serão necessárias, os pontos serão removidos com 5 dias.

O nariz sangra nos primeiros dias?
Um leve sangramento nasal é normal e vão diminuindo ao longo dos primeiros dias.

Qual o tipo de anestesia que se usa?
Na maioria dos casos, utilizamos a anestesia geral com os mais modernos anestésicos endovenosos. A cirurgia também pode ser feita com anestesia local com sedação.

Qual o tempo de internação?
O tempo de internação é de 12 a 24 horas.

Em que posição poderei dormir nos primeiros dias?
Recomendamos dormir com a cabeceira elevada nos primeiros 5 dias. Um travasseiro alto já é suficiente.

Quando poderei tomar sol?
O sol é um grande vilão na rinoplastia. As ondas solares ultravioleta atravessam a pele e inflamam o tecido operado, causando inchaço e manchas na pele e cicatrizes. A exposição direta ao sol é proibida por 3 meses após a cirurgia. Mesmo assim, é possível ir à praia ou caminhar no sol após a cirurgia, mas sempre com chapéu e muito protetor solar.

Há risco nesta cirurgia?
Todo ato médico inclui no seu bojo, um risco variável e a Cirurgia Plástica, como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco, preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.

Poderei escolher, para o meu futuro nariz, a forma que eu desejar?
Não! O nariz deve combinar com as medidas e proporções da face para ter uma aparência natural e bonito. Por isso, um estudo minuscioso e preciso da face e do nariz, chamado de perfilometria é fundamental para garantir um bom resultado.

Pode ocorrer quelóides após uma rinoplastia?
O nariz nao é um lugar com tendência à formação de quelóides, que são muito raras. Existem várias formas de prevenir e tratar queloides e cicatrizes hipertróficas.

Existem meios de acelerar a absorção do inchaço no pós operatório?
Um potente anti-inflamatório, a triancinolona, pode ser aplicada sob a pele do nariz em alguma sessões, acelerando a absorção do inchaço, principalmente nos narizes secundários. Massagens e drenagens linfáticas também podem acelerar o processo, mas no caso da rinoplastia, essas massagens só poderão ser realizadas por profissionais com treinamento específico ou sob supervisão do seu cirurgião.

Quanto tempo ficarei afastado do trabalho?
Normalmente, é possível o retorno às atividades trabalhistas após 1 semana de de cirurgia.

Quanto tempo para o retorno as atividades físicas?
De 3 a 4 semanas após a cirurgia, dependendo da cicatrização do nariz. Recomenda-se 3 meses de afastamento no caso dos esportes de contato.

O resultado definitivo da cirurgia é imediato?
Após a cirurgia, o nariz começa a inchar, atingindo seu ponto máximo com 72 horas. A maioria desse inchaço absorve nos primeiros 3 meses. Mas sabemos que demoram muitos meses para esse edema ser todo absorvido. Espera-se o resultado definitivo da cirurgia apenas após 1 ano.

Por quanto tempo persiste o resultado obtido?
O resultado de uma rinoplastia persiste por longo tempo. Após alguns anos, como em qualquer parte do organismo, poderão ocorrer algumas manifestações morfológicas na região nasal, decorrente da idade do paciente.

Existem muitas reoperações?
Uma pequena porcentagem de pacientes operados necessitam de revisão para ajustes ou correção de pequenas irregularidades que possam aparecer no pós-operatório. Na maioria das vezes são procedimentos mais simples, rápidos e menos agressivos. Reoperações são feitas após 1 ano de pós operatório ou de acordo com a decisão do cirurgião.

Animação Interativa

A animação acima tem apenas o caráter explicativo e orientativo. São homologadas pela ‘American Society of Plastic Surgeons’. Nem todas as animações traduzem fielmente técnicas utilizadas, as quais podem variar de acordo com cada paciente em função do diagnóstico e indicação específica após a realização da consulta médica presencial.

Seu endereço de email não será publicado.