Dermatofuncional

Fisioterapia

Dermatofuncional

untitled

A Fisioterapia Dermato-Funcional ou Fisioterapia Dermatológica é uma área de atuação profissional do fisioterapeuta, uma vez que os tratamentos estéticos eram tratados como empíricos, devido a falta de comprovação científica, surgiu a FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL que evolui a cada dia e traz a formação de profissionais especializados com base científica em todas a aplicações e ações terapêuticas.
Para o fisioterapeuta, os conhecimentos provenientes da anatomia, fisiologia, cinesiologia, farmacologia, patologia, massoterapia e eletrotermofototerapia facilitam a escolha do procedimento mais favorável para cada caso, oferecendo benefícios e bons resultados no tratamento da disfunção dermato-funcional.

O tratamento visa o bem-estar, qualidade de vida, saúde. Além do fator estético, trabalha o aumento da auto-estima e equilíbrio emocional. Afinal, o que realmente importa é sentir-se bem consigo mesmo!
O nosso Consultório de Fisioterapia Dermato-Funcional é especializada nos seguintes tratamentos estéticos, realizados por fisioterapeutas: acompanhamento de gestantes, pré e pós-operatórios, gordura localizada, celulite, flacidez, manchas, acne, estrias, pés diabéticos e disfunções podológicas (dos pés). Também realizamos drenagem linfática manual, limpeza de pele, massagem terapêutica, micropigentação transdérmica, peeling de cristal, depilação definitiva, fotorejuvenescimento, dentre outros.
O termo designativo “Fisioterapia Estética”, não contempla atualmente todo o espectro de atuação da área, a qual envolve todas as disfunções do tegumento, e muitas outras endócrino-metabólicas, além de alterações não estritamente estéticas.
Diante desta nova realidade e de uma reflexão por parte de profissionais que atuam na área, optou-se pela designação “Fisioterapia Dermato Funcional.”

Na forma da Resolução COFFITO nº 80, a “Fisioterapia é uma ciência aplicada cujo objeto de estudos é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidade, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com o objetivo de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgão, sistema ou função”.

Diante do exposto, a Fisioterapia Dermato-Funcional a qual prevê a prevenção, promoção e recuperação do indivíduo, no que se refere aos distúrbios endócrino/metabólicos, dermatológicos, circulatórios e/ou músculoesqueléticos. Usando para tal a arte de prevenir e restaurar as alterações patológicas “Lançando mão de conhecimentos e recursos próprios, com os quais, baseando-se nas condições psico – físico – social, busca promover, aperfeiçoar ou adaptar através de uma relação terapêutica, o indivíduo a uma melhor qualidade de vida”(Resolução 80).
“Ainda no entendimento que ciência não é algo limitado para o termo aplicado, os profissionais dedicados a esta área têm demonstrado a cada dia uma evolução que qualifica e embasa os fundamentos que preconizam o verdadeiro sentido de ciência. Ao observarmos os recursos utilizados na área atual verificamos que a fisioterapia domina tais recursos, tanto no aspecto teórico quanto prático; assim a classe começou a interessar-se pelo assunto, surgindo a Fisioterapia Dermato-Funcional”.

O Guide to Physical Therapist Practice (2001) aponta a área de correspondente à Dermato Funcional como responsável pela integridade do sistema tegumentar geral, associado às alterações superficiais da pele. A Fisioterapia Deramto Funcional atua em disfunções que afetam direta ou indiretamente a pele, visando fundamentalmente atuar diretamente na capacidade funcional do indivíduo.