lifting_facial1

Segurança em Cirurgia Plástica e Estética

600 300 kill

Segurança em Cirurgia Plástica e Estética

A crescente procura por cirurgias plásticas e procedimentos estéticos leva-nos a um tema de importância fundamental: a escolha de um profissional qualificado, capaz de oferecer um tratamento seguro com um mínimo de riscos.

É evidente que todos os actos médicos envolvem sempre algum grau de risco. São vários os factores que determinam a incidência e gravidade destes riscos e complicações, como a situação clínica do paciente, a idade, o tabagismo, a associação de cirurgias, o local onde será realizado o procedimento e a qualificação da equipe médica.

Antes de uma cirurgia é necessário uma avaliação médica completa, que inclui testes diagnósticos. Parte desta investigação inclui:

História médica completa, doenças, cirurgias anteriores e presença ou não de alguma complicação;
Existência de algum tipo de alergia e tipo de reação às anestesias anteriores;
Medicações de uso regular, vitaminas, suplementos de ervas, álcool, tabagismo e outras drogas;
Anticoncepcionais orais.
As recomendações cirúrgicas são bastante importantes, tais como:

Parar de fumar;
Suspender certos medicamentos que podem aumentar o risco de hemorragia;
Sinta-se completamente à vontade para fazer todas perguntas que considere pertinentes. É natural sentir ansiedade, seja pela emoção/entusiasmo pelo seu novo visual ou apenas pelo stress pré-operatório.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estéticos deve ser efectuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país. Pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.