rosto1

Expectativas de resultados e cirurgia plástica

600 300 kill

Expectativas de resultados e cirurgia plástica

Os resultados obtidos dos procedimentos de cirurgia estética devem ter em atenção as condições anatómicas, as características pessoais e o resultado que se pretende obter. Como tal, as expectativas de resultado e cirurgias plásticas bem sucedidas andam de mão dada.

Vejamos o trajeto típico de pacientes que nos procuram:

SOFIA

Sofia entra na clínica depois de estacionar o seu carro no nosso estacionamento privado. Dirige-se à recepção onde uma assistente pessoal a aguarda e já sabe que está a chegar. A assistente recebe-a, cumprimenta-a, fala-lhe como todo o processo irá decorrer e por fim chega ao tema chave do encontro médico-paciente numa consulta de Cirurgia Plástica e Estética:

-O que a trouxe até aqui Júlia? Pergunta a assistente.

Ela faz um sorriso discreto e diz:

-Quero melhorar a minha auto-estima e o meu nariz incomoda-me muito, principalmente nas fotos de perfil!

-O Dr. Volmar Campana vai ajuda-la, vai ver. Assegura-lhe a assistente e encaminha-a para o gabinete médico.

Sofia é uma paciente de 40 anos, casada, mãe de dois filhos, financeiramente estável, com emprego fixo e um futuro promissor. Na consulta o Dr. Volmar Campana conversa com a Sofia e aborda as questões médicas, eventuais cirurgias anteriores e tudo o que seja importante numa consulta pré operatória.
Depois faz uma pergunta:

-Quais são suas expectativas à cerca dos resultados dessa cirurgia?

Ela pára, pensa por um minuto e como quem quer ganhar um presente diz:

-Acho a minha ponta do nariz muito para baixo e piora muito quando sorri-o, queria melhorar isso… e o dorso do meu nariz tem essa elevação que eu não gosto, principalmente nas fotos de perfil. Dá para deixar o nariz mais direito aqui, apontando para o dorso do nariz.

Faz um sorriso largo e completa:

-Mas não quero mudar a minha fisionomia, quero que as pessoas me reconheçam após a cirurgia, não quero perder a minha identidade, é possível doutor?

MAFALDA

Mafalda, 35 anos, solteira, bem sucedida, boa aparência e de poucas palavras, entra no gabinete e antes mesmo de o Dr. Volmar Camana perguntar, o que a trazia aquela consulta, disse logo:

-Quero fazer uma cirurgia ao meu nariz, não suporto mais ver-me ao espelho!

Mesmo sem muita abertura para o dialogo o Dr. Volmar Camana faz pergunta que é a mais importante de todas numa consulta de Cirurgia Plástica e Estética:

-Mafalda, qual a sua expectativa, o que espera obter com essa cirurgia?

Sem pestanejar e com cara de quase indignação responde :

-Um nariz perfeito, lógico! consegue fazer isso?! Adoraria ter o nariz da Nicole Kidman. O Dr. tem um simulador de fotos no computador?

Duas consultas, duas expectativas. Uma real e outra totalmente irreal.

Expectativas reais são fáceis de ser alcançadas e de ótima resolução. As irreais dado que correspondem a um desejo de difícil realização são frustrantes para os médicos e para os paciente.

A Sofia foi operada e está muito feliz com o resultado.
O Dr. Volmar Camana não operou a Mafalda.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estéticos deve ser efetuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país. Pois, tal como é de conhecimento geral, na atualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.